Manhã de Junho, 1999, Sábado...
12 outonos, 12 invernos, 11 primaveras...
Meus pés tocam a terra e betume, misturado.. um ar de leveza.
O ar batia no rosto, já estava acostumado.
- Ei, Diego!
Corro e logo atrás os cachorros, com mordicadas no meu calcanhar.
O Sorriso se alarga de lado, fugindo do inevitável.
- Vamos jogar?- Tem que chamar todo mundo, fazer um campeonato. Seu Haroldo vai pagar um convenção pro time que ganhar!
Por meia volta no ponteiro, alinhou-se 12 garotos.
...mais uma vez o 12!
De frente pro boteco, colocamos 2 pares de tufos de grama.
Paralelos, perfilados.
Seu Haroldo apoiou-se no beiral que cercava o bar para acompanhar a peleja.
Como quem pudesse ser ver na infância,
Abriu um leve sorriso, com seu bigode quase esbranquiçado.
- Eu, Rafael e Caio... Vamos ganhar!
Não levávamos fé, nem na gente, nem no gole de refrigerante.
Era inatingível.
12 outonos, 12 invernos, 11 primaveras...
Meus pés tocam a terra e betume, misturado.. um ar de leveza.
O ar batia no rosto, já estava acostumado.
- Ei, Diego!
Corro e logo atrás os cachorros, com mordicadas no meu calcanhar.
O Sorriso se alarga de lado, fugindo do inevitável.
- Vamos jogar?- Tem que chamar todo mundo, fazer um campeonato. Seu Haroldo vai pagar um convenção pro time que ganhar!
Por meia volta no ponteiro, alinhou-se 12 garotos.
...mais uma vez o 12!
De frente pro boteco, colocamos 2 pares de tufos de grama.
Paralelos, perfilados.
Seu Haroldo apoiou-se no beiral que cercava o bar para acompanhar a peleja.
Como quem pudesse ser ver na infância,
Abriu um leve sorriso, com seu bigode quase esbranquiçado.
- Eu, Rafael e Caio... Vamos ganhar!
Não levávamos fé, nem na gente, nem no gole de refrigerante.
Era inatingível.

Eu batia,
Caio ralava os joelhos,
Rafael era o aquém dos perebas.
No desenrolar dos jogos, Seu Haroldo tomava sua cerveja,
Ria dos tombos, comemorava os Gols,
Dava pitaco nas faltas e dizia:
- Galera, sem brigar!
Sem me recordar do final, mas do prêmio...
O velho, carismático, fez 12 garotos vencedores.
Nós, os contemplados, sujos, fedidos e alegres éramos apenas conversas altas e
Gargalhadas.
Seu Haroldo era felicidade, mesmo com idade avançada.
O que ele queria era se ver na garotada.
Era ver como iriamos crescer no meio do Caos.
Era dar um Tchau com mistura de "Em breve eu volto".
Um dia seu Haroldo não veio mais
Deixou a saudade tomar o rumo dos nossos pensamentos de garotos
Deixou um legado que eu acredito, nos quais os 12 lembram até hoje.
- Lembram do Seu Haroldo?
- Claro!
... mas o velho, não era só o Refrigerante,
era a vida chegando no seu estágio final,
mas Ele ria, contemplava o belo, fazia o seu simples
E a maior lembrança que me deixou...
é a de que não estava sozinho nunca, nem na sua última partida.
Seu Haroldo era e é Vida,
Hoje nos pensamentos.

0 Se importaram!:
Postar um comentário