4/28/2013

Procura-se: Eu.

O sol escorreu por prédios e ao seguir na curva ele ultrapassou o vidro e acertou em cheio meu óculos escuros.
Ali eu apertei firme a mão no volante e abri um sorriso de quem sabe contemplar o simples. A música foi embalando a força do meu pé direito.
Ora, estava no meio do expediente, deveria eu estar cansado ou reclamando de algo que não tenho, mas preferi olhar pra mim e procurar algo de bom pra focar.
Em meio a esses dias me achei um pouco injusto em algumas decisões que tenho tomado com outras pessoas, creio que estou até sendo rude com algumas. Parei pra pensar que o que somos é o efeito do que passamos ou de onde viemos? Talvez a mistura dos dois? Não cheguei a conclusão.

Nesta hora o carro acelerou mais do que a estrada permite, o Simples foi ficando pra trás e as embocaduras de concreto ganhando formas abstratas. Em alguns momentos que passei creio que foram necessárias medidas drásticas, sem sentido para uns e em uma sem sentido até pra mim, porém não é correto tomar decisões sendo tragado pelo Emocional, não há pensamento tão cego quanto o que é relacionado a Emoção. Pode ser bonito, elogioso, até corajoso, mas no final das contas não terá a base da Razão que necessitará para fixar os pilares.

Um homem antes de mais nada deve se comportar como um, ter decisões baseadas em exemplos internos e externos. É óbvio que podemos aprender com erros de outros e canalizá-los para o nosso dia-a-dia, somos racionais neste quesito, ou deveríamos ser.

Contorno todo o trajeto desfigurado juntamente com meu pensamento, preferi trazer os bons pensamentos e as boas pessoas que venho conhecendo a tona. Não poder contar com quem se quer é ruim, não culpado o outro por não poder, e sim, me culpando por não a permitir a isso.

Há alguns dias venho tentando decifrar porque sou e o que me torna ser em alguns momentos. Analisando e planejando esse tipo de pensamento, preferi começar conhecendo alguém que perdi com 7 anos de Idade. Geneticamente puxei alguns traços físicos, mas o que me importa é querer saber como ele acertou em algumas decisões e como errou em outras. Odeio comparações sobre minha pessoa com outras, mas sendo controverso, me amarro quando sou comparado a Ele, mesmo nos erros.

Cheguei no ponto que outrora foi o de partida e firmei meus pés no solo. O pensamento se foi, precisava deles para concluir a Análise, mas já não era hora. O óculos fora guardado, a Música foi diminuindo conforme se afastava e a saudade ficou. Permanecerá e pelos meus dogmas nunca se cessará.

Procura-se: Eu.

4/17/2013

Ignorando o "Óbvio".

De encontro com um dos maiores medos da vida, a morte é "apenas" uma passagem pra alguns.
Ninguém de fato voltou pra dizer que a passagem é legal, que não é cara e muito menos tranquila.
Ontem uma amiga recebeu a notícia, meio bruta por sinal de como foi enviada, de que um amigo seu havia falecido em frente do portão de casa a tiros. Ele era Policial.

Ela estava me contando que ele tinha um sonho de ser Policial e que há 10 anos estava lutando na justiça o direito de exercer a função que passou em um concurso público. Conseguiu em 2011. Não me lembro de perguntar o porque ele travava essa disputa judicial, porque o que mais me intrigou foi o fato de o cara querer ser policial, lutar por isso durante muito tempo... e pra ganhar menos do que ganhava na Área de Telecomunicações. Me disse ainda que era um sonho dele, desde pequeno.

Parei pra pensar a força de vontade do cara pra querer ser algo que muitos querem de longe, pelo risco, pelo valor que o Estado dá para seus serviços. Ele atuou na corporação durante 2 anos e pelo visto fez o que gostou durante este tempo.

Pensei mais uma vez sobre como ele em 2 anos fez o que muitos em 70 não fizeram durante a vida por medo. Medo de querer algo e não ir de encontro pra tentar, buscar, almejar, não importando o que acham, o que dizem... ele lutou e buscou.

O que vi foi um show de lamentações é claro, mas pelo fato de que muitos alertaram sobre os perigos da profissão a ele antes de entrar. Louco, Maluco, foi o que mais ele ouviu sobre o sonho, mas quantos Homens historicamente temos que diversas vezes foram por anos chamados disso e depois viraram Mitos, Lendas? Eles correram atrás das metas e sonhos que tinham. A diferença de muitos conhecidos para o Rapaz que faleceu é que ele apenas, infelizmente, virou estatística.

Mas, peraí? Virou aos nossos olhos e pra ele, durante o tempo que fez o que sempre sonhou e gostava? Ele pensou exclusivamente nele e fez acontecer, acho que ele se orgulhou, lutou, Batalhou e ganhou sim.

Pergunto a mim mesmo, até quando eu vou ficar me importando sobre o que as pessoas acham disso ou daquilo sobre o que faço?

Um dia terei de perceber que pra chegar onde quero, vou ter que ignorar muita coisa, muitas pessoas que amo, muita gente que colocará o pé na frente, lutando sozinho, lutando contra mim, cansado, com sono, abatido, algumas vezes desmotivado... Mas sempre com o objetivo em mãos, pra alcançar o topo "daquela montanha" que ninguém conseguiu escalar. Lutar.

Lutar = Ignorar.

Algo esse rapaz, no qual não conheci me ensinou muito mais que velhos provérbios e frases de redes sociais. Lutar sempre pelo o que queira fazer e/ou ser, mesmo que por pouco tempo, mas o suficiente para dizer a Si mesmo e a mais ninguém... Eu Consegui.

4/04/2013

... É o que eu vou fazer!

Metas...
Metas?
Metas!

Desde que me entendo por gente no mundo corporativo entendo o suficiente essa palavra... META!
Esse meu texto não vai abranger algo do meu trabalho, relativamente não muito, porém tudo o que venho adquirindo conhecimento, vem de lá as melhores idéias.

Tenho observado muito a questão de se ter metas para traçar meus objetivos profissionais e em muitas delas eu fui bastante eficiente e eficaz (tem diferenças sim, e também foi lá que aprendi). Sempre estive presente fazendo, aprendendo e conhecendo. Quando eu disse "conhecendo" não foi redundante com o "aprendendo", falei no sentido de que se não sabe fazer, alguém lá sabe, procure-o, conheça-o!

Um dia desses eu estava vendo alguns vídeos motivacionais do Arnold Schwarzenegger, no qual foi um cara que, tudo o que ele fez no Fisiculturismo obtendo o sucesso e as vitórias, ele conseguiu roteirizar as filosofias e adequar a sua vida no cinema, na Vida pessoal e na Política. Todo o foco, rigidez, avanço, entre milhares de outros modos de alcance de sua metas, ele trouxe para outros âmbitos pessoais e sociais. Tenho procurado bastante fazer um pouco do inverso, sendo proporcional aos meus objetivos. Pretendo fazer com que o sucesso gradual que venho obtendo na empresa, em relação a metas, seja o mesmo na questão pessoal. Mas pra isso eu já visualizei que necessito de quebrar alguns Modelos Mentais que tenho e uns paradigmas.

Hoje estou em processo de revitalização e venho obtendo grandes resultados pessoais fazendo essa transição e mantendo as "análises". Não posso perder o foco, qualquer descuido tem que ser calculado e medido. Os Riscos tem que ser previstos e acontecendo um, a solução tem que ser imediata... Ora é isso que fazemos no Emprego quando trabalhamos com metas. Talvez seja isso o que chamamos de pessoas Frias e Calculistas? Hoje não daria mais esse tipo de adjetivo.

Sem expor muito as minhas metas pessoais e financeiras, posso citar algumas das quais eu quero fazer pra me sentir mais próximo de mim, más próximo do que sempre fui e evoluir com esse meu "Eu".

Uma delas é a Viagem do primeiro texto do blog. Coloco-a atingida até Novembro desse ano, me cobrarei um post relacionado a mesma.

Outra que sempre tive o prazer de fazer e sonhar, é saltar de paraquedas e/ou parapente e/ou Asa Delta. Penso que não há sensação melhor de liberdade total, do que Voar. Esta última pretendo fazer em até 3 meses.

Algumas estão em processo de inclusão, como fazer Trilhas. Pra isso preciso conhecer alguém com experiência no assunto, que já fez, ainda faz. Deve ser ótimo caminhar por entre árvores e ir de encontro a algum lugar específico. Aqui no Rio mesmo tem algumas que sempre tive vontade de fazer, mas nunca um empurrão meu para ir.

Como deve ser sensacional andar por trilhas.

Estou querendo incluir um esporte diferente do que já faço e já fiz. Entrei em alguns sites de Surf pra saber como posso aprender e praticar. Pensei que com a Moto em mãos, sair em um sábado de folga, parar em frente a praia, ir para o mar, curtir a onda... deve ser uma Vibe total. Por um lado já pensei até em Rugby (como eu disse não quero nada muito convencional, quero conhecer, me dispor a novas coisas), entrei no site e existe um Polo de treinamento perto de casa, estou pensando em ir já no próximo encontro.

Essas são algumas das minhas metas pessoais, algumas em andamentos, outras é mais pra me sentir vivo nesse mundão. Quero algo novo, experimentar e vivenciar mais esse mundo. Criar metas atingí-las e criar outras, batendo incessantemente uma a uma. É isso o que eu espero... É isso o que eu quero... É isso que eu vou fazer.

Rafael Bravo.

4/03/2013

... Aonde puder ir!

- Cá entre nós. o que trava tudo ao seu redor é você!

Bela frase, fiquei encucado pensando um pouco. Ultimamente tenho andado muito reservado procurando soluções para os mais diversos problemas que me deixam vivos. Mas sendo bem sincero, todos "resolvíveis".

Li o texto do Blog do meu Amigo Vinicius, no qual ele abordou o tema Viagem. Tenho pensando bastante em fazer uma. Mas não qualquer uma viagem, quero a viagem que está montada na minha cabeça, quero exteriorizar tudo em que tenho em mente e nela fazer uma viagem muito mais interior.

Primeiro, a viagem é sozinho, pois quero ir em um lugar que desde 2009, onde estive lá, eu parei e fiquei automaticamente me indagando sobre a vida e como eu poderia traçar alguns pontos críticos, nos quais estavam me intrigando. O local é perfeito, mar no horizonte, pedras, maresia...

Segundo, a viagem será feita de Moto. Como deve ser bom viajar montado em uma, acho que tudo fica mais perto, a natureza, o ar, a estrada...sensação de liberdade, como os bons filmes mostram. Será que deve ser assim?

Não precisa ser bela, tem que ser natural, serena.

Terceiro, ir e não ter hora pra voltar. Chegar, subir as pedras, sentar e viajar. Levar músicas para ampliar a minha imaginação e os pensamentos em si. Reorganizar, priorizar, tirar pessoas, mover algumas, inserir outras... é para planejar o meu bem estar.

Quarto, desligar os celulares. Nada mais chato que ir em uma viagem, na qual te ligam incessantemente, mas pensando bem, um deve ser de emergência, minha filha é prioridade.

Estou ainda montando mais detalhes, antes de ir quero completar algumas metas necessárias para que ela ocorra. Metas tanto pessoais, quanto sociais. No próximo texto vou listar algumas delas necessárias para que a viagem se torne real.

Sem prolongar muito o primeiro Texto. Um novo começo de Vida e uma nova caminhada... onde puder ir, eu irei!

Rafael Bravo.